A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remodelar áreas específicas do corpo, removendo o excesso de gordura e, consequentemente, melhorando os contornos e a proporção corporal. A cirurgia pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e das partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal.
Apesar de muitas pessoas conhecerem a lipoaspiração para retirada da gordura abdominal, o procedimento pode ser realizado em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. O procedimento também pode ser realizado em conjunto com outras cirurgias, como redução de mama ou abdominoplastia, por exemplo.
A lipoaspiração é indicada para pacientes que possuem excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico. É importante ressaltar que a lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade ou para emagrecimento, seu objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.
Como é o procedimento
Antes do procedimento, o cirurgião fará marcações nas áreas que serão lipoaspiradas – sempre nas chamadas “áreas localizadas” do corpo, onde a gordura fica acumulada. Ao entrar no bloco cirúrgico, o paciente será anestesiado, com sedação intravenosa ou anestesia geral. A escolha da melhor opção deve ser feita em conjunto com o médico.
A lipoaspiração é realizada por meio de pequenas incisões, imperceptíveis. Nas marcações, são inseridas as cânulas – uma espécie de tubo de metal –, que atravessam as camadas da pele (epiderme) até atingir a camada profunda de gordura (lanelar), que possui células mais moles e fáceis de aspirar. A cânula é ligada a um lipoaspirador, um aparelho elétrico que exerce uma pressão negativa para sugar a gordura, que vai para um frasco coletor.
A cirurgia pode durar entre três e seis horas, dependendo do volume de gordura a ser aspirado. Após o procedimento, as incisões são suturadas.
Pós-operatório da lipoaspiração
Apesar de ser uma cirurgia simples, é preciso cuidado após a lipoaspiração. É normal que o local fique dolorido e inchado. Em casos de muita dor, o médico poderá indicar medicamentos para alívio. Além disso, é ainda recomendado:
- caminhar lentamente durante 10 minutos, duas vezes por dia, até sete dias após a cirurgia;
- permanecer com a cinta ou as meias de compressão durante todo o dia e toda a noite durante três dias, sem nunca tirá-las, isso será possível apenas para dormir ao final de 15 dias;
- tomar banho após três dias, tirando os curativos e secando bem as cicatrizes, que devem ter os curativos refeitos de acordo com a orientação médica;
- tirar pontos, no médico, ao final de oito dias.
- evitar dormir sobre o local que foi aspirado.
Após aproximadamente um mês da lipoaspiração, os resultados podem ser observados, pois a pessoa já não está inchada, sendo que os resultados definitivos só começam a surgir após seis meses.