Com a evolução da medicina, foram desenvolvidas diversos tipos de cirurgias plásticas que promovem benefícios estéticos à aparência do rosto e combatem o envelhecimento natural da pele. Cada órgão presente na face pode ser tratado por um tipo de procedimento específico. Você sabe quais são eles? Este texto vai tratar sobre os principais tipos de cirurgias plásticas que podem ser realizadas para promover a harmonia da face. Confira, a seguir.
1) Blefaroplastia
Esta é uma cirurgia de reparação, que consiste na remoção do excesso de pele das pálpebras, retirada de bolsas de gordura na região dos olhos, além de corrigir o posicionamento das pálpebras do paciente. Com o envelhecimento natural das estruturas presentes na região dos olhos, a pálpebra pode cair, pode impedir a abertura total dos olhos, reduzir a visão periférica e prejudicar o campo de visão de um ou de ambos os olhos. Esta técnica oferece diversos benefícios, como a remoção do depósito de gordura sob os olhos, fim do inchaço aparente nas pálpebras superiores e inferiores, diminuição das rugas, rejuvenescimento facial, além de proporcionar uma pele mais firme e lisa.
2) Rinoplastia
Técnica cirúrgica utilizada para remodelar o formato do nariz. É indicada para pessoas que desejam reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, melhorar o seu contorno, estreitar ou alargar o ângulo entre ele e os lábios. Outra possibilidade está ligada ao tratamento de problemas respiratórios. Os casos mais comuns são de desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais. A cirurgia de correção do nariz pode ser feita em conjunto com a blefaroplastia ou outros procedimentos de correção nasal, tais como a correção de septo nasal, a turbinectomia e a mentoplastia.
3) Otoplastia
É a cirurgia plástica voltada para a correção do tamanho ou de imperfeições das orelhas. Indicada, principalmente, para tratar a proeminência desse órgão, distúrbio conhecido como “orelhas de abano”, que pode trazer certo desconforto estético. Contudo, outros problemas também podem ser tratados por esse método, tais como a ausência congênita de orelhas, além das orelhas constritas. A correção desses problemas tem motivação estética, mas também promove benefícios psicológicos e sociais ao paciente, que geralmente é vítima de bullying. A otoplastia tem por objetivo reduzir as deformidades das orelhas, corrigir as diferenças de simetria, reduzir ou aumentar o seu tamanho e melhorar a angulação.
4) Cirurgia da face
Procedimento voltado para a eliminação de rugas, flacidez e do excesso de pele no rosto. Como consequência do procedimento, ocorre o levantamento do rosto, amenizando os vincos e melhorando os contornos faciais. O envelhecimento natural do corpo promove alguns problemas que podem ser tratados pela cirurgia da face, tais como os vincos nasogenianos, perda do tônus muscular na face inferior, além de sulcos profundos. A cirurgia plástica da face engloba diversos procedimentos cirúrgicos, que atuam na suavização dos sinais do envelhecimento da face e do pescoço.